<< March 2007 >>
Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat
 01 02 03
04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31




Contact Me

If you want to be updated on this weblog Enter your email here:


rss feed

Para comentar, clique aqui no fórum da Sociedade dos Amigos da América. Comentários de pessoas sem educação não serão publicados.

Blogdrive


Monday, March 12, 2007
Direitos Humanos

Bush nos visitou, e membros do governo americano citaram um relatório sobre os abusos dos direitos humanos no Brasil. Para revidar, jornalistas comentaram sobre os abusos contra os terroristas presos pelos americanos, no Iraque, em Guantamano, e em outros lugares. Não li ninguém que notasse o óbvio, que os americanos estão em guerra. O Brasil está em guerra contra perigosos terroristas estrangeiros? E se estivesse, se comportaria melhor? E há o fato que os abusos americanos são contra estrangeiros, e os brasileiros são contra seus próprios cidadãos. Sem intenção de desculpar nenhum envolvido nessa história, é claro que eu tenho que admitir que o Brasil está pior que os americanos, somando tudo e tudo ponderando.

 

E ainda, é mais fácil um carcereiro torturador do presídio da Papuda ficar impune que um carcereiro torturador de Abu Graib. Também tem isso.

 

Há uma objeção aparentemente lícita ao que acabo de escrever: "Se os americanos criticam nossas mazelas, e têm esse direito embora isso seja uma descortesia, nós também podemos criticar as deles, e sempre será bom lembrar ao estrangeiro que resolva seus próprios problemas antes de se meter a criticar os problemas dos outros, o que afinal é uma postura que não depende dos problemas dele serem melhores ou mais fáceis de serem resolvidos que os nossos". Isso é verdade. Mas não é toda a verdade. Omite-se que os americanos reconhecem seus problemas e estão discutindo como resolve-los, e querem de nós a mesma atitude. Já os brasileiros, respondendo aos americanos lembrando de seus erros na guerra contra o terror, não querem mais do que ocultar sua vergonha, e estão pouco interessados em resolver qualquer situação.

 

O que é mais razoável: esperar que daqui a alguns anos os abusos americanos contra terroristas estrangeiros terminem, ou esperar que daqui a alguns anos os abusos brasileiros contra seus próprios cidadãos diminuam? Quando penso na resposta, que vergonha, leitor, que vergonha!

 

Há uma coisa que eu acho interessante: um representante da ONU vem ao Brasil e diz o mesmo que o governo americano sobre nossos direitos humanos. Ninguém protesta. Os mesmos políticos que acham um absurdo criticas do governo americano acham normais criticas da ONU. Os mesmos que acham errado levar lições de direitos humanos de quem trata mal terroristas acham certo levar lições de direitos humanos de estrupadores de crianças.

 

Eu só queria entender...

 

************

 

Eu também gostaria de saber o que os Sem-Terra tem contra o Bush. Que eu saiba, o Bush nada faz para impedir a reforma agraria no Brasil. Mas se tantos brasileiros odeiam os americanos de graça, porque não o MST?


Posted at 01:27 pm by garciarothbard


Previous Entry

Next Entry